Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Servidora Aposentada com visão monocular consegue isenção do imposto de renda

Para 8ª turma do TRF da 1ª região, "é desnecessária a apresentação de laudo médico oficial para o reconhecimento judicial da isenção do imposto de renda, desde que o magistrado entenda suficientemente demonstrada a doença grave por outros meios de prova".

A doença da Cegueira parcial ou na sua totalidade são causas comuns de concessão de benefício previdenciários, e uma das mais costumeiras causas de aposentadoria por invalidez.

No caso em tela a cegueira total, seja monocular (apenas um olho) ou ambos os olhos, costuma gerar muita polêmica nas perícias médicas do INSS e também no sistema Judiciário.

Nesse sentido, a isenção foi negada pelo juízo de origem da Justiça Federal da 1ª Região (TRF-1), entendendo ser necessária a efetivação da decisão de junta médica da Câmara dos Deputados – onde a servidora trabalhava – que afastou a incidência do imposto de renda, bem como a repetição do indébito tributário no valor de R$ 254.131,10.

A servidora apelou da decisão, requerendo administrativamente a isenção fiscal desde sua aposentadoria, em 2012.

A 8ª turma do TRF da 1ª região considerou que, conforme os relatórios médicos oftalmológicos, “a autora é portadora de doença grave/cegueira a partir de 2007”, tendo, assim, direito à isenção do imposto de renda incidente sobre seus proventos desde sua aposentadoria, em 2012, até decisão da junta médica, em 2014.

A turma ponderou ainda que, conforme estabelece a súmula 598 do STJ, “é desnecessária a apresentação de laudo médico oficial para o reconhecimento judicial da isenção do imposto de renda, desde que o magistrado entenda suficientemente demonstrada a doença grave por outros meios de prova”.

Confira a íntegra do voto do relator e da ementa.

Fonte: Migalhas; Koetz Advocacia

Se gostou, curta este matéria e se inscreva-se na nossa página no Facebook e no Instagram esteja por dentro do Direito Previdenciário, Tributário, Digital.

Se você quer aposentar um dia, você precisa ver este vídeo

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário e Direito Digital
  • Publicações13
  • Seguidores53
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações304
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidora-aposentada-com-visao-monocular-consegue-isencao-do-imposto-de-renda/657794692

Informações relacionadas

Petição Inicial - TRF01 - Ação Declaratória de Isenção de Imposto de Renda Cumulada com Pedido de Restituição do Indébito Cegueira Monocular - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Uniao Federal (Fazenda Nacional

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)